Compositor e autor canadense, Murray Schafer desenvolve neste livro a noção de "paisagem sonora" (soundscape). Trata-se de dar relevância ao chamado ambiente sônico que nos envolve como fenômeno musical, ambiente cuja paleta é composta por sonoridades que vão do ruído estridente das metrópoles aos sons dos elementos primordiais - terra, fogo, água e ar. Dessa forma, abre-se um novo domínio compreensivo da música, que não deixa de dar lugar aos sons antigos já perdidos e ao silêncio dos lugares distantes e esquecidos.
Sinopse:
A proposta de Schafer é particularmente possível para o Brasil. Não se trata de uma proposta dirigida a alunos especialmente dotados, mas a toda população, independentemente de talento, faixa etária, ou classe social. Além disso, Schafer preocupa-se em particular com os elementos mais simples, com as observações mais corriqueiras: de quantos modos diferentes pode-se fazer soar uma folha de papel? Ou as cadeiras de uma sala de aula? Como sonorizar uma história de modo a torná-la reconhecível apenas pelos seus sons? Como construir uma estrutura sonora?
Esta obra é uma coletânea de ensaios definitivos sobre a concepção sonora e musical revolucionária de seu autor, o músico canadense Murray Schafer. Reunidos em seis grandes grupos temáticos, os textos descrevem a maneira irreverente e inteiramente prática a que Murray, que é professor de música, recorre para despertar seus jovens alunos para o que ele chama de “paisagem sonora”, e não apenas para a música como esta é cotidianamente compreendida. Cunhado pelo autor, o conceito de “paisagem sonora” abrange sonoridades em geral, abarcando o inestimável leque de ruídos urbanos e naturais. Radical, Murray propõe a extinção do professor. Ele escreve: “A proposta antiga: o professor tem a informação; o aluno tem a cabeça vazia. Objetivo do professor: empurrar a informação para dentro da cabeça vazia do aluno. Observações: no início, o professor é um bobo; no final, o aluno também”. Trata-se de uma obra de importância inquestionável principalmente neste momento em que o Brasil torna o ensino de música obrigatório nas escolas, como lembra a professora Marisa Trench de Oliveira Fonterrada na apresentação desta segunda edição de O ouvido pensante. A primeira, de 1991, teve várias tiragens e vendeu mais de mil exemplares, refletindo o fato de Murray, que visitou várias vezes o Brasil, ter se tornado um marco na cena musical do país.
Sobre o Autor:
R. Murray Schafer nasceu em 1933, em Sarnia, Ontário, Canadá. Na década de 50, entre outras múltiplas atividades na Europa, trabalhou na produção da ópera Le Testament, de Ezra Pound. Em 1960, publicou The British Composer Interview. O seu trabalho pioneiro na área de pesquisa sonora se desenvolver dentro do The World Soundscape Project, na Simon Fraser University, B.C., cujos resultados apontam novos caminhos para a atuação sobre o ambiente sonoro. É um dos mais destacados compositores de seu país, projetando- se internacionalmente pelas suas posições de vanguarda. Esteve no Brasil, em 1990, tendo ministrado palestras e orientando seminários na UNESP, e work-shops na Oficina Cultural "Oswald de Andrade", de São Paulo.
SUMÁRIO:
APRESENTAÇÃO,
PREFÁCIO,
O COMPOSITOR NA SALA DE AULA,
Primeiro Contato,
O que é Música?,
Música Descritiva,
Texturas de Som,
Música e Conversa,
A Máscara do Demônio da Maldade,
LIMPEZA DE OUVIDOS,
Ruído,
Silêncio,
Som,
Timbre,
Amplitude,
Melodia,
Textura,
Ritmo,
A Paisagem Sonoro-Musical,
Transcrição I: Charles Ives e Perspectiva,
Transcrição II: Música para Papel e Madeira,
Quatro pós-escritos,
A NOVA PAISAGEM SONORA,
Sim, mas Isso é Música?,
O Ambiente Sônico,
A Respeito do Silêncio,
Uma Nova Definição de Ruído,
Esgoto Sonoro: Uma Colagem,
Três Limiares do Audível e Um do Suportável,
Além do Audível,
A Música das Esferas,
Esquizofonia,
O Objeto Sonoro,
A Nova Paisagem Sonora,
Epílogo,
Diário de Sons do Oriente Médio,
QUANDO AS PALAVRAS CANTAM
Impressão Vocal,
Melisma,
Concerto da Natureza,
Palavra-Trovão,
A Biografia do Alfabeto,
Onomatopéia,
Vogais,
A Curva Psicográfica da Alma da Palavra,
Segredos em Pianíssimo,
Poema Sonoro,
Palavras e Música,
Choros,
Texturas Corais,
Haiku,
Canto à Vista,
Luar,
Apêndice: Textos sem Comentários,
O RINOCERONTE NA SALA DE AULA,
Introdução,
Educação Musical: Considerações,
Educação Musical: Mais Considerações,
Notas sobre Notação,
A Caixa de Música,
Trenodia,
Partindo para Novas Direções,
Curriculum Vitae,
ALÉM DA SALA DE MÚSICA,
Bricolagem,
Jonas e o Coro da Comunidade de Maynooth,
Carta aos Portugueses,
A Orquestra Mágica de Edward,
Aqui os Sons Rodam.
Autor: Murray Schafer
Idioma: Português
Instrumento: Literatura - Pedagogia Musical - Musicalização
Formato: livro / brochura / 390 páginas
Editora: UNESP
O Recanto Musical vem desde 1987 atendendo um público cada vez mais diversificado, mas com uma característica em comum: o gosto pela boa música. A missão que temos é de trazer as novidades para os estudantes e amantes da música. Foi aí que o Recanto Musical tornou-se um ponto de referência pra quem procura métodos, partituras, álbuns, songbooks nacionais e importados e vídeo aula.