Ensina como escrever para variadas formações instrumentais, desde as técnicas simples até as mais sofisticadas. Mesmo tratando-se de um assunto complexo, o livro é de fácil assimilação, com exposição de um texto simples apoiado pela gravação dos exemplos. Este trabalho é apresentado em três volumes, incluindo um áudio online que acompanha o primeiro deles, com praticamente todos os elementos do livro, gravados por músicos de destaque no panorama brasileiro como Ricardo Silveira (violão), Cristovão Bastos (piano), Pascoal Meirelles (bateria), Carlos Malta (flauta e sax), Vittor Santos (trombone), entre outros. ÍNDICE 5º PARTE - TÉCNICAS NÃO-MECÂNICAS EM BLOCO A ESTRURA EM QUARTAS Técnicas para 3 a 6 vozes Quartas a 5 vozes Quartas a 4 vozes Quartas a 3 vezes Quartas a 6 vozes Efeitos e emprego Propriedades acústicas Emprego de estrutura em quartas Alguns cuidados ESTRUTURA SUPERCERRADA Técnicas para 3 a 6 vozes Supercerrada a 5 vozes Supercerrada a 4 vozes Supercerrada a 3 vozes Supercerrada a 6 vozes TRÍADES DE ESTRUTURA SUPERIOR (TES) Técnicas para 3 a 6 vozes Tríade de estrutura a 5 vozes Tríade de estrutura a 6 vozes Tríade de estrutura a 4 vozes Tríade de estrutura a 3 vozes Eleito e emprego TES em seqüência, durante um trecho TES em pontos ou fragmentos isolados 6º PARTE - TÉCNICA LINEAR EM BLOCO PONTOS HARMÔNICOS Preliminares Localização dos pontos harmônicos Riqueza X Brandura Classificação dos intervalos pela dissonância Estrutura Som de escala, com riqueza intervalar(RI) e tamanho planejados Escalas de acordes mais usados Dissonância em escalas de acordes Estrutura e montagem do acorde com riqueza intervalar LINHAS Características / Escalas inventadas UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA LINEAR 7º PARTE - REARMONIZAÇÃO PARA ARRANJO REARMONIZAÇÃO FUNCIONAL Conceito / Quadro funcional Elaboração Rearmonização funcional sem mudar de tônica Rearmonização funcional completa Tom menor: uso do quadro funcional no tom relativo e anti-relativo REARMONIZAÇÃO POR DOMINANTES ESTENDIDOS Conceito / Elaboração REARMONIZAÇÃO MODAL A música modal / Modalismo natural/ Rearmonização em modo natural / rearmonização em modo sintético / bimodalismo / rearmonização modal em blues REARMONIZAÇÃO POR PRIORIDADE DE LINHAS E DE INTERVALOS Intervalo constante Linhas em intervalo constante com a melodia Acordes em estrutura constante Intervalos variados Linha em intervalos seqüenciais com melodia Acordes em estruturas seqüenciais Linha prioritária do baixo / tensão melódica prioritária em dom7
AUTOR: Ian Guest
FORMATO: Livro / áudio online
EDITORA: Luniar / Vitale
O Recanto Musical vem desde 1987 atendendo um público cada vez mais diversificado, mas com uma característica em comum: o gosto pela boa música. A missão que temos é de trazer as novidades para os estudantes e amantes da música. Foi aí que o Recanto Musical tornou-se um ponto de referência pra quem procura métodos, partituras, álbuns, songbooks nacionais e importados e vídeo aula.