A TÉCNICA PIANÍSTICA: UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA - Claudio Richerme

Código: 1107 Marca:
R$ 90,00
ou R$ 85,50 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 90,00 sem juros
    • 2x de R$ 47,02
    • 3x de R$ 31,81
    • 4x de R$ 24,20
    • 5x de R$ 19,64
    • 6x de R$ 16,60
    • 7x de R$ 14,44
    • 8x de R$ 12,81
    • 9x de R$ 11,55
    • 10x de R$ 10,54
    • 11x de R$ 9,72
    • 12x de R$ 9,03
  • R$ 85,50 PagHiper
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Uma das poucas, se não única obra sobre o assunto em português, este livro , tese de doutoramento do autor, apresenta soluções coerentes, embasadas cientificamente, para muitos problemas da técnica pianística. Analisa as mais conhecidas teorias sobre técnica, apontando erros científicos que passaram despercebidos até então.

Aspectos vitais da técnica pianística são aqui abordados de forma clara e precisa, tais como:
- a influência de vários tipos de toque no controle da sonoridade;
- relaxamento e coordenação muscular ;
- o peso do braço ;
- cansaço muscular por esforço repetitivo ;
- velocidade ;
- a didática da técnica e muitos outros. 

Este livro apresenta soluções coerentes, embasadas cientificamente, para muitos problemas da técnica pianística. Analisa as mais conhecidas teorias sobre técnica, apontando erros científicos que passaram despercebidos até então. Aspectos vitais da tecnica pianística são aqui abordados de forma clara e precisa.

1. Breve histórico das teorias da técnica pianística

2. A sonoridade do piano
2.1. O toque e a qualidade tímbrica
2.2. A estética da qualidade tímbrica
2.3. O possível controle da sonoridade

3. Aspectos fisiológicos e mecânicos dos movimentos
3.1. As articulações
3.2. A combinação dos movimentos
3.3. Os músculos
3.4. Os nervos

4. Relaxamento e coordenação muscular
4.1. Conceito de relaxamento
4.2. Relaxar ou não relaxar
4.3. O peso do braço
4.4. A didática do relaxamento

5. A escolha e o controle dos movimentos da execução
5.1. Os movimentos e as coordenações musculares
5.2. Toque percussivo versus não percussivo
5.3. Os dedos 2º ao 5º – movimentos e coordenações básicos
5.4. O polegar
5.5. A posição básica da mão
5.6. Imobilidade e movimento do fulcro
5.7. Legato, non legato e perlé
5.8. Movimento contra-peso
5.9. Velocidade
5.10. O braço como playing-unit
5.10.1. Playing-units maiores que o dedo
5.10.2. O movimento passivo de pulso
5.10.3. Translação lateral da playing-unit
5.10.4. Velocidade e movimento passivo de pulso
5.10.5. Aplicações do movimento passivo de pulso
5.11. Staccato e notas repetidas
5.12. O antebraço como playing-unit em movimentos de pronação-supinação
5.13. Os pedais

6. Uma didática para a técnica pianística
6.1. Técnica e musicalidade
6.2. A didática da posição básica
6.3. A didática da coordenação dos dedos
6.4. Legato e perlé
6.5. Notas repetidas de dedo
6.6. Posição plana, terças e quartas
6.7. Passagem do polegar, escalas e arpejos
6.8. A liberação do peso e a força bem aplicada – exercício para os flexores dos dedos
6.9. Velocidade
6.10. Movimento passivo de pulso
6.11. Oitavas e acordes
6.12. Rotação axial do antebraço
6.13. Exercícios para abertura e amplitude de movimentos
6.13.1. Abertura passiva dos dedos 2º ao 5º
6.13.2. Abertura e flexão passiva do polegar
6.13.3. Extensão ativa do 4º dedo
6.14. A técnica diária  

AUTOR: Cláudio Richerme

FORMATO: Livro / 320 páginas

EDITORA: Musimed

Produtos relacionados

R$ 90,00
ou R$ 85,50 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

O Recanto Musical vem desde 1987 atendendo um público cada vez mais diversificado, mas com uma característica em comum: o gosto pela boa música. A missão que temos é de trazer as novidades para os estudantes e amantes da música. Foi aí que o Recanto Musical tornou-se um ponto de referência pra quem procura métodos, partituras, álbuns, songbooks nacionais e importados e vídeo aula.

Pague com
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Recanto Musical LTDA - CNPJ: 80.320.161/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2024