A ESTRUTURA DO CANTO - SISTEMA E ARTE NA TÉCNICA VOCAL - Richard Miller

Código: 2128
R$ 149,90
até 12x de R$ 15,05
ou R$ 142,40 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 149,90 sem juros
    • 2x de R$ 78,32
    • 3x de R$ 52,98
    • 4x de R$ 40,31
    • 5x de R$ 32,72
    • 6x de R$ 27,66
    • 7x de R$ 24,05
    • 8x de R$ 21,34
    • 9x de R$ 19,24
    • 10x de R$ 17,56
    • 11x de R$ 16,19
    • 12x de R$ 15,05
  • R$ 142,40 PagHiper
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Todo interessado por música, ao ler A Estrutura do Canto, descobre que deveria ter conhecido esta obra mais cedo. Mundialmente celebrado como principal guia de preparação vocal, o livro une teoria e prática, ciência e arte, experiência acumulada e investigação. Ele desbrava a estrutura e o funcionamento de cada órgão, e os desafios característicos de cada etapa, envolvidos na performance de um cantor. Com centenas de exercícios, o manual abrange todos os tópicos relevantes para quem se dedica a esse ofício, desde a pronúncia das sílabas e o controle sobre a respiração até os cuidados com a saúde vocal e a complexidade da relação entre os professores de canto e seus alunos. Richard Miller, o autor, é reconhecido como um dos maiores educadores vocais das últimas décadas, além de excepcional cantor lírico, herdeiro da tradição do bel canto. Nunca antes publicado em português, este título conta com tradução de Luciano Simões Silva, doutor em performance vocal pela Michigan State University e professor de canto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, e com texto de apresentação de Francisco Campos Neto, professor de canto e arte lírica no Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

A Estrutura do Canto alcança o feito de remover da arte de cantar a aura misteriosa que faz dela inteiramente dependente da intuição. O problema dessa dependência é que ela torna o cantor permanentemente subordinado a seu intrincado aparelho vocal, ao invés de exercer domínio sobre ele. Depois de ler este livro, o músico terá a segurança de fazer a sua voz funcionar sem empecilhos físicos – empregando, ao contrário, o corpo e a mente em seu benefício. Os exercícios aqui oferecidos são tanto musculares como propriamente vocais. A eles se somam como recursos didáticos muitas figuras ilustrativas, um glossário de termos vocais, um glossário de termos não musicais, um índice onomástico, um índice sistemático, meia dúzia de apêndices com detalhes técnicos e, nesta edição, esclarecedoras notas do tradutor. Servindo de base a tudo está, é claro, a discussão teórica, que Richard Miller conduz se valendo da sua experiência como cantor e professor, das diversas tradições históricas de canto e dos estudos científicos sobre fonoaudiologia e fisiologia da voz. Muito bem informado, o autor menciona anedotas e esclarece mal-entendidos de cada área desse campo de pesquisas. A profundidade de sua investigação fica evidenciada na bibliografia, cujas referências ocupam quase uma centena das páginas do volume.

Richard Miller aborda cada uma das etapas do canto. A obra inicia se perguntando como coordenar, entre o início e o término de uma performance, o equilíbrio muscular. Para responder, distingue os inícios suave, aspirado e equilibrado, os ataques duro e glótico e os términos suave, duro e equilibrado; discute o uso do staccato e os bons efeitos da coordenação para a saúde vocal; e oferece vocalises que habituarão o cantor a um equilíbrio dinâmico. Em seguida se investiga o gerenciamento da respiração: o controle sobre a glote; a harmonia entre o uso da respiração como apoio e a manutenção de um ritmo para ela; exercícios com e sem fonação, e envolvendo sibilantes e fricativas – o emprego flexível da capacidade respiratória é o que garantirá agilidade. Passada a glote, a voz ressoa; então o autor reflete sobre a pronúncia das vogais e das consoantes, a influência da abertura da garganta e do fechamento velofaríngeo, a “colocação” da voz e a percepção que o cantor tem de seu próprio timbre. O sostenuto, o vibrato e as especificidades dos registros masculinos e femininos também são temas de A Estrutura do Canto, assim como os preparativos de uma apresentação e a interação educador-cantor. Com as dicas, o leitor será capaz de garantir à voz saúde e longevidade – e, o que mais importa, estará motivado a aprimorar seu autoconhecimento.

AUTOR: Richard Miller

FORMATO: Livro físico / brochura / 549 páginas

ARRANJADOR: silva Luciano Simões

Instrumento: Canto

EDITORA: É Realizações

Produtos relacionados

R$ 149,90
até 12x de R$ 15,05
ou R$ 142,40 via Boleto Bancário
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

O Recanto Musical vem desde 1987 atendendo um público cada vez mais diversificado, mas com uma característica em comum: o gosto pela boa música. A missão que temos é de trazer as novidades para os estudantes e amantes da música. Foi aí que o Recanto Musical tornou-se um ponto de referência pra quem procura métodos, partituras, álbuns, songbooks nacionais e importados e vídeo aula.

Pague com
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Recanto Musical LTDA - CNPJ: 80.320.161/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2024